A computação em nuvem está permitindo que as empresas migrem software, plataformas operacionais, armazenamento e até mesmo processos inteiros de infra-estrutura de TI para provedores de serviços de nuvem e Data Center. Isso representa uma oportunidade ideal para os gestores de TI possam rever a estratégia atual de disponibilidade de aplicações e possivelmente economizarem dinheiro através da consolidação de equipamentos e operações no Data Center no local, ou seja, simplificando sua infraestrutura local.
Mas a remodelar um Data Center ou a estratégia para disponibilização de aplicações envolve muito mais do que descartar os equipamentos que não são mais necessários. É uma missão que exige objetivos claros, uma estratégia realista, planejamento cuidadoso e execução sólida. A falha em qualquer um desses elementos pode resultar em atrasos e custos desnecessários, possíveis interrupções e tempo de inatividade e um Data Center ou estratégia de nuvem que, uma vez terminada, não atende às necessidades do negócio.
Não sei da sua dificuldade, mas a minha é que nunca encontrei um framework adequado que pudesse orientar os projetos de reestruturação de Data Center de meus clientes, o fato é que o conceito de TIER pelo Uptime Institute e as aplicações tidas pelas normas em Data Center até hoje tratam de topologias de sistemas elétricos, ar condicionado, telecomunicações e afins. Esses modelos não consideram a estratégia dos negócios, são focados em infra-estrutura e evidenciam o grande GAP entre os projetos de reestruturação e as necessidades estratégicas do negócio.
A boa notícia é que os departamentos de TI que consideram um redesenho do Data Center ou rever toda a estratégia de proporcionar a disponibilidade de aplicações para o negócio, não precisam reinventar a roda. Existem processos ordenados e bem testados, com um conjunto de passos concretos que fornecem um quadro prático para profissionais de Data Center para trazer um projeto de remodelagem das práticas, uso de nuvem e infraestrutura atual para um projeto bem-sucedido.
Abaixo destaco alguns modelos aplicáveis:
IDCA – International Data Center Authority
Foi estabelecido para agilizar, estruturar, educar e orientar a indústria de data centers. A missão central da IDCA é auxiliar na padronização da abordagem, seleção, projeto, viabilidade, operação e vários processos e metodologias do Data Center. É formado por veteranos da indústria de data centers que perceberam os problemas enfrentados pela indústria e decidiu fazer algo a respeito, o IDCA identificou as lacunas e deficiências da indústria de data centers. Assim, enquanto reúne as melhores práticas e princípios atualmente existentes dentro da indústria, ele atende aos stakeholders do Data Center nas perspectivas adequadas do mesmo em uma escala mais ampla, bem como em detalhes, finalidade, disciplina e organização. Mais detalhes em: https://goo.gl/OzRrwW
Schneider Electric:
Através do guia de referência intitulado “5 passos para uma consolidação bem-sucedida de Data Center” foi criado para ajudar os profissionais de data center a planejar e realizar um projeto de consolidação. Ele descreve os cinco passos que os profissionais de TI devem seguir ao consolidar um data center, desde a avaliação inicial de ativos e infra-estrutura até a operação e manutenção pós-consolidação. Mais detalhes em: https://goo.gl/oIQcRp
Leave A Comment
You must be logged in to post a comment.